Não é só o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que entrou na mira dos parlamentares do Centrão. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também pode sofrer consequências das movimentações da bancada. Isso porque os parlamentares do Centrão querem diminuir o poder da ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina Silva, sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), segundo informações do Metrópoles.
A ideia do Centrão é impor uma “gestão compartilhada” do CAR entre a pasta de Marina e Ministério da Agricultura, comandada pelo ministro Carlos Fávaro, mais alinhado aos ruralistas. De acordo com informações do O Globo, o Centrão tem se articulado contra o Governo Lula e seus integrantes.
Além de estarem preparando uma nova derrota para Lula com a aprovação do caráter de urgência do marco temporal das terras indígenas, integrantes do Centrão estão tentando minar o poder de Rui Costa no Governo, propondo mudanças no desenho da Esplanada dos Ministérios.
Ainda de acordo com o jornal, “insatisfeitos com a articulação do Executivo e com a condução de pautas ideologicamente identificadas com o Planalto, nomes de siglas da base e do Centrão querem aprovar o projeto que estabelece que apenas como terras ocupadas por indígenas até a promulgação da Constituição de 88 poderão ser demarcadas”. Bnews