Faltando quatro dias para o fim do prazo de apresentação, apenas 53% dos profissionais inscritos no Mais Médicos haviam comparecido aos postos de trabalho até esta segunda-feira (10). Dos 8.411 profissionais selecionados, 4.507 haviam se apresentado nas cidades escolhidas para atuar. O prazo final é na sexta (14). O início da data em que cada médico começará a trabalhar deve ser definido pelos gestores locais.

 

“No dia 17 de dezembro será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura. Então, os profissionais com registro no país (CRM) terão nova chance para se inscrever no programa e escolher os municípios do páis disponíveis nos próximos dias 18 e 19 de dezembro”, diz o Ministério da Saúde em nota.

 

O levantamento ainda aponta que 106 vagas em 29 localidades ainda não foram preenchidas no programa. Por isso, as inscrições continuam abertas. A pasta afirma que “os participantes possuem autonomia em assumir ou não a vaga selecionada” e diz que vai continuar recrutando interessados até que todas as posições sejam preenchidas. Inicia-se amanhã a etapa de inscrição de profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior.

 

O governo exigirá 17 documentos, incluindo o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. O governo federal abriu o edital para o preenchimento de 8.517 vagas que estão sendo deixadas por profissionais cubanos, depois que o país desistiu de permanecer no programa segundo informações do R7.