stf

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez nesta quarta-feira (9) um balanço do andamento de ações penais contra os acusados de participação nos atos de 8 de janeiro. O ministro também prevê liberar as primeiras ações para análise da Corte para julgamento em setembro.

Moraes é o relator de processos relativos aos atos antidemocráticos do começo do ano. O ministro apresentou um relato da tramitação nos sete meses dos ataques, lembrados na sessão de hoje.

O ministro afirmou que o STF recebeu e analisa 1.295 denúncias. Destas, 232 denúncias são pelos crimes mais graves – associação criminosa armada, dano qualificado, abolição do Estado Democrático de Direito.

Entre as denúncias mais graves, 228 já tiveram a fase de instrução encerrada, ou seja, foi concluída a coleta de provas e depoimentos. Há outras quatro que vão ter essa etapa encerrada esta semana.

A Corte ouviu 386 testemunhas de defesa, 719 testemunhas de acusação e realizou 229 interrogatórios de réus.

O Ministério Público já apresentou seus argumentos finais em mais de 60 casos e, no dia 23 de agosto, vai terminar o prazo para que as defesas dos acusados façam o mesmo.