EC Bahia

Sem vencer há sete partidas, o Bahia terá pela frente a missão de quebrar tabus contra os próximos adversários da Série A. Nas próximas rodadas, o Bahia terá como rivais Flamengo e Palmeiras, times que estão nas primeiras posições da tabela de classificação. O Rubro-Negro é um rival que a equipe baiana não bate desde 2014, enquanto o último triunfo sobre o Verdão ocorreu há mais tempo: em 2012.

O jogo contra o Flamengo está marcado para domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. Foi justamente em Salvador que o Bahia bateu o Fla pela última vez. A partida ocorreu em setembro de 2014, e o time baiano, treinado por Gilson Kleina, teve como titulares Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Rafael Miranda, Uelliton, Diego Macedo e Emanuel Biancucchi; Maxi Biancucchi e Henrique Almeida.

Emanuel Biancucchi abriu o placar no primeiro tempo e ampliou no início da segunda etapa, ao converter pênalti sofrido por Railan. O Flamengo diminuiu com Eduardo da Silva, de cabeça. Hoje no Bahia, Arthur Caíke participou daquele jogo, mas com a camisa da equipe do Rio de Janeiro.

O Bahia foi rebaixado em 2014 e ficou sem atuar na Série A por duas temporadas. Desde o retorno à elite, em 2016, teve o Flamengo pela frente em quatro oportunidades, com três derrotas e um empate. Depois de enfrentar o Flamengo no próximo domingo, o Bahia terá como adversário o Palmeiras, partida marcada para o dia 11 de agosto, em São Paulo.

A última vez em que o Tricolor enfrentou o Verdão e saiu de campo com os três pontos foi em julho de 2012. A equipe baiana era comandada por Caio Júnior e foi escalada com Marcelo Lomba; Gil Bahia, Danny Morais, Titi e Hélder; Kleberson, Fabinho, Fahel e Zé Roberto; Ciro e Souza.

Os dois gols do triunfo por 2 a 0 foram marcados por Souza, o primeiro deles ao converter pênalti sofrido por Lulinha, no segundo tempo, e o outro após receber passe de Zé Roberto. Pelo Brasileiro, Bahia e Palmeiras voltaram a se enfrentar sete vezes, com quatro triunfos para os paulistas e três empates.

Ainda houve dois jogos pela Copa do Brasil. O Tricolor empatou um e perdeu o outro. Existe a expectativa de que o Bahia tenha reforços para tentar quebrar os dois tabus. Nino realiza trabalhos de transição e pode voltar a treinar com o grupo nesta semana. Elton e Élber estão entregues ao departamento médico e realizaram sessões de fisioterapia nos últimos dias.

Com 16 pontos, o Bahia ocupa a 11ª colocação da Série A. Para o jogo contra o Flamengo, Roger Machado não terá à disposição o volante Ronaldo, que pertence ao time carioca. Já para o jogo contra o Palmeiras, os desfalques por questões contratuais incluem o zagueiro Juninho, o atacante Artur e o meia Alejandro Guerra, que está no departamento médico. Globoesporte