Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou dos festejos de transferência simbólica da sede do Governo da Bahia para Cachoeira, no recôncavo baiano, neste último domingo (25). A transferência marca o começo dos festejos relacionados ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, comemorada em 2 de julho.

A cidade é uma das protagonistas da luta pela independência do Brasil na Bahia, pois foi na cidade histórica que os combates contra os portugueses começaram, em 25 de junho. Os cachoeiranos proclamaram Dom Pedro I como o Regente Constitucional do Brasil e, com a Junta Conciliatória, deram início à retaliação contra a presença do general Madeira e Melo, que ameaçava a Vila com uma canhoneira.

Transferência da sede do governo para Cachoeira acontece em todo 25 de junho — Foto: Feijão Almeida/GOVBA

“Os livros não contam tudo o que realmente aconteceu. Os indígenas, negros, trabalhadores e mulheres que estiveram à frente das batalhas não entram nos relatos. Foram muitas as ações pela saída dos portugueses, em todos os cantos do país, mas o berço da reação foi aqui”.

Missa em Cachoeira  — Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Cachoeira é uma cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional (Iphan) em 1971, sendo considerada Monumento Nacional. Conhecida por seu importante acervo arquitetônico no estilo Barroco, é a segunda cidade baiana, depois da capital, a preservar, de forma significativa, essa época do Brasil Império.

Casas, igrejas e prédios históricos contam a história desse período e destacam a riqueza e importância da cidade nos séculos XVII e XVIII. Por isso, neste domingo (25), Cachoeira é a capital da Bahia, como forma de reconhecer os feitos da cidade no passado. A mudança da sede do governo foi aprovada pela lei 10.695, de 2007.

Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia — Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O evento deste domingo começou por volta das 6h, com o tiro da alvorada no porto de Cachoeira. Depois, a Academia de Polícia Militar da Bahia recepcionou fez um desfile com a orquestra da banda maestro Wanderley. A Filarmônica 25 de Junho também se apresentou no local.

Como marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, foi instalado um totem na praça da Aclamação, ao lado da Câmara de Vereadores. No local, se apresentou a Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana, sendo seguida pela tradicional Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira, ato religioso em memória aos que lutaram pela independência. Além disso, também ocorreu, neste domingo, o lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) e uma sessão solene, na Câmara Municipal.

Sessão solene na Câmara Municipal de Cachoeira — Foto: Feijão Almeida/GOVBA