O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recupera bem das duas cirurgias que realizou na terça-feira (12) no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul da capital, onde está internado. Segundo boletim médico divulgado na tarde desta quarta (13), ele iniciou uma dieta líquida e segue sem previsão de alta.
“O ex-presidente Jair Bolsonaro segue em recuperação satisfatória e dentro do esperado, com exames nos padrões de normalidade e sinais vitais adequados. O pós-operatório transcorre sem complicações, com discreto sangramento nasal, sendo feitas instilações nasais para alívio, tendo mais facilidade para respirar e conversar. Incomodo parcial em orofaringe. O paciente iniciou dieta líquida e fria.”
Ainda de acordo com a equipe médica, “Do ponto de vista abdominal, o ex-presidente possui trânsito intestinal preservado, sem nenhum sinal clínico de sub oclusão intestinal. Será reavaliado oportunamente para possível intervenção cirúrgica, se necessário.” Mais cedo, nas redes sociais, Bolsonaro postou uma foto do hospital. A imagem foi acompanhada da seguinte legenda: “Bom dia a todos”.
Ele também recebeu a visita do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Que bom encontrá-lo bem e disposto, presidente @jairbolsonaro. Seguimos orando pelo senhor e que Deus acompanhe a sua recuperação”, escreveu Tarcísio. Um dos procedimentos foi realizado para corrigir uma hérnia de hiato (cirurgia na porção superior do estômago, para enfrentar um quadro de refluxo) e a outro, de desvio de septo, para melhorar a condição respiratória.
Em entrevista à Reuters no final de semana, o ex-presidente tinha informado que a cirurgia de desvio de septo havia sido adiada para outubro ou novembro. Entretanto, conforme divulgado pelo hospital, o a cirurgia acabou sendo realizada na terça. No último dia 23, Bolsonaro já tinha passado pelo mesmo hospital para fazer os exames preparativos para as cirurgias. Na ocasião, ele foi acompanhado pelos médicos Maurício Wajngarten (pai de Fábio Wajngarten) e Antonio Macedo.
Macedo é o mesmo médico que participou das cirurgias anteriores de Bolsonaro relacionadas ao atentado com faca sofrido por ele na campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG). Desde o ataque, Bolsonaro passou por quatro cirurgias relacionadas ao ferimento na barriga, além de procedimentos como retirada de um cálculo na bexiga e uma vasectomia. Em julho de 2021, Bolsonaro apresentou soluços persistentes e foi internado após ser diagnosticado com obstrução intestinal. G1