Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atribuiu a Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um adjetivo nada cortês. Nesta sexta-feira (6), ele chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de “filho da puta”. A afirmação foi flagrada numa transmissão publicada nas redes sociais do próprio Palácio do Planalto. No entanto, segundo o site O Antagonista, a publicação foi deletada minutos depois. O vídeo, contudo, viralizou nas redes sociais.

“O filho da puta ainda traz gente (inaudível) … aquele filho da puta do Barroso”, disse Bolsonaro, a uma pessoa que o acompanhava numa agenda presidencial.  O novo ataque do chefe de Estado a Barroso vem um dia após o presidente do Supremo, Luiz Fux, condenar o modus operandi de Bolsonaro de atacar o Poder Judiciário.

Por conta disto, Fux cancelou uma reunião que teria com Bolsonaro e os chefes do Legislativo. “Sua excelência mantém a divulgação de fatos fora da realidade e insiste em colocar sobre suspeição a higidez do processo eleitoral. O STF está cancelando a reunião outrora anunciada entre os chefes de Poderes, pois pressupõe um respeito mútuo entre os integrantes”, enfatizou.

Em resposta, o presidente da República sugeriu eu Fux era “desinformado”. “Fux se você se basear pela imprensa você está desinformado. Eu não entro nessa. Sem falar comigo decidiu. Na minha palavra não tem nada com o STF. Se o senhor não tiver alguém para lhe informar do que digo aqui. Eles me acusam do que eles fazem. O que estou ameaçando agora, é que a população de São Paulo assim desejar, irei participar. Não existe dever maior de lealdade do que estar do lado do povo”, disse. (BN)