Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa divulgada pelo Instituto BTG/Pactual apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para presidência da República no Brasil, mas a diferença para Bolsonaro continua em tendência de queda. Lula aparece com 38% das intenções de votos enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem logo atrás com 27% no cenário espontâneo.

Ciro Gomes vem atrás com 4%, enquanto Sérgio Moro e André Janones completam a lista com 3% e 1%, respectivamente. João Doria (PSDB), Felipe D’Ávila, Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) não registraram nem 1%. Não sabe ou não responderam chegou a 15%.

Já na estimulada, a diferença cresce e Lula volta a aparecer como vitorioso logo no primeiro turno. Neste caso, o petista aparece com 43%, enquanto Bolsonaro vem com 29%. Ciro Gomes (9%) e Sergio Moro (8%) vêm atrás enquanto Joao Doria, André Janones, Eduardo Leite surgem com 2% e Simone Tebet fecha a lista com 1%. Lula também aparece vitorioso em cenários estimulados para 2° Turno, liderando com 54% frente a Bolsonaro (35%).

A pesquisa também apontou que Bolsonaro perderia a eleição em todos os cenários apontados em segundo turno. O levantamento colocou o atual presidente em choque contra Ciro Gomes (53%), Sergio Moro (43%), Joao Doria (44%) e Eduardo Leite (46%). Na contramão, Lula aparece como vencedor em todos os cenários. Seja contra Moro (53%), Doria (54%), Ciro (50%) ou Eduardo Leite (26%).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa e encomendada pelo BTG/Pactual. Ela foi realizada por telefone (via CATI) entre as 17h do dia 18 e as 15h do dia 20 de março de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-09630/2022.