O outono chega às 18h25 desta segunda-feira (20) e segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a nova estação deve registrar períodos quentes e de chuvas constantes. Segundo o diretor do órgão, Sosthenes Macêdo, a previsão é de que haja um acumulado de chuva acima da média climatológica nos próximos quatro meses.

“Já tivemos no mês de março um índice extremamente elevado dos acumulados do último período. A média histórica é de 147mm e nós já temos uma pancada de chuva bastante elevada para o período e e esperamos que tenhamos acima da média normal climatológica para os próximos quatro meses”, explicou Sosthenes Macêdo.

Com a previsão de chuva para o período entre março e junho, a Codesal tem testado simulados de evacuação e capacitado funcionários das secretarias de Promoção Social e da Educação, além das Prefeituras-bairros para solucionar possíveis prejuízos causados por temporais.

“É claro que, ao que parece, segundo os nossos meteorologistas, nós não teremos o que registramos nos últimos três anos. 2020, por exemplo, foi o ano mais chuvoso dos últimos 36 anos, por conta da influência da La Niña”, afirmou o diretor da Codesal.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre abril e maio, as chuvas deverão persistir em áreas mais ao norte da Bahia por causa da permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As temperaturas devem manter a média na maior parte da região. Salvador registrou nesta segunda-feira temperatura mínima de 24°C e máxima de 30°C. Já na terça, há previsão chuva e a temperatura deve ficar entre 20°C e 28°C. G1