BMFrahm

A forte chuva que atinge cidades do interior baiano nos últimos dias deixou prejuízos a moradores de várias cidades no interior baiano. Moradores registraram imagens de pontos de inundação, ruas alagadas e imóveis invadidos pela água.

Em Juazeiro, na região norte, o incide pluviométrico chegou a 70mm na madugada desta sexta-feira (23), de acordo com o laboratório de meteorologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Entre as vias alagadas está a Avenida Carmela Dutra, que dá acesso à orla da cidade.

Em Uauá, também no norte, o rio Vaza Barris transbordou. Por causa disso, o acesso que liga a zona rural e a zona urbana está interrompido. Além disso, uma árvore de mais de 60 anos de existência caiu na praça São João Batista, por causa da chuva e da ventania.

Itaquara

Vídeos feitos por moradores mostraram vários pontos inundados, e uma das pessoas descreve com espanto a situação na cidade. “Que aguaceiro que está caindo aqui em Itaquara, meu amigo. Que chuva é essa?! Tem tempo que eu não vejo uma chuva dessa em minha vida”, diz o morador. Outras imagens mostram uma pessoa andando dentro de casa com a água na altura dos tornozelos.

Móveis foram perdidos e vários materiais dentro dos imóveis foram destruídos por causa da invasão da água. A água chegou a invadir o prédio da Secretaria Municipal de Educação, contudo, não há informações sobre os prejuízos causados no local. Segundo a Defesa Civil, foram 60 mm de chuva no período de uma hora. Na tarde desta sexta-feira técnicos do órgão visitaram a cidade para fazer um levantamento do prejuízo causado. Há previsão de mais chuva nas próximas horas na cidade.

Andaraí

Moradores de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, registraram imagens do Rio da Lapa do Bode, que subiu de nível com a chuva intensa que atingiu o município. Imagens também foram feitas de cachoeiras, que encheram por causa do mau tempo na cidade.

Bom Jesus da Lapa

Na região oeste da Bahia, em Bom Jesus da Lapa, a chuva causou transtornos em ruas e avenidas, destruindo estruturas na urbanização de alguns bairros. Asfalto e paralelepípedos foram levados com a força da água e algumas famílias precisaram sair de casa. A Defesa Civil do município informou que foi até o local e a prefeitura deve decretar estado de emergência por causa da chuva. A previsão é que o tempo continue chuvoso até domingo. G1