EC Bahia

O Bahia não vence há oito jogos, seis pelo Campeonato Brasileiro, e segue próximo à zona de rebaixamento na competição nacional. O Tricolor vai buscar a recuperação contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, quando entrará em campo com a 11ª escalação diferente em onze rodadas. A partida está marcada para a Arena Fonte Nova, às 21h30 (de Brasília).

As mudanças constantes na equipe acompanham o trabalho de Renato Paiva no Bahia. Entre janeiro e março deste ano, o treinador mandou para campo 17 escalações diferentes nas primeiras 17 partidas da temporada.

No Campeonato Brasileiro as mudanças passam também por lesões e suspensões de jogadores. Cenário que vai se repetir na próxima quarta-feira. Enquanto Ryan cumpre suspensão automática, outros sete jogadores devem ser desfalques por questões médicas.

Confira a lista completa do DM do Bahia:

  • Ademir: lesão no adutor da coxa (sem definição);
  • Biel: lesão na região posterior da coxa (alguns meses fora);
  • Jacaré: lesão na região posterior da coxa (alguns meses fora);
  • Yago Felipe: lesão na panturrilha (sem definição);
  • Matheus Bahia: lesão na coxa (sem definição);
  • Raul Gustavo: em recuperação de lesão no joelho (sem definição);
  • Chávez: em fase final de recuperação de lesão no tornozelo

Rezende pode “quebrar galho” na lateral

O técnico Renato Paiva caminha para ter um problema na lateral-esquerda, já que Ryan está suspenso e Matheus Bahia e Chávez ainda não se recuperaram de suas respectivas lesões. Na entrevista coletiva após o empate com o Cruzeiro, o treinador chegou a opinar sobre o problema na posição.

– O Chávez saiu lesionado há dois jogos, tornozelo, contra o Inter. Tive que o tirar. Continua a não ter mobilidade suficiente para jogar, não é por jogar em casa ou fora. Agora vem um espaço de tempo para enfrentar o Palmeiras. Ryan não pode, está suspenso. Se o Chávez não tiver preparado, terei que arrumar outra solução – disse Paiva.

O volante Rezende, que já atuou de lateral, zagueiro e, nas últimas partidas, voltou para a sua posição de origem, pode ser a solução que o treinador procura para enfrentar o Alviverde. O meio-campista, inclusive, se colocou à disposição do técnico Renato Paiva para atuar na ala.

– O mister ainda não conversou sobre essa questão. Mas, se ele precisar neste jogo, vou tentar ajudar, dar o meu máximo, para a gente poder fazer um grande jogo e trazer os três pontos.

Vale lembrar que o Bahia tem nove pontos em dez jogos do Brasileirão, e é o 15º colocado, com um ponto a mais que o Goiás, que abre a zona de rebaixamento. O Tricolor vai enfrentar o Palmeiras na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela 11ª rodada, na Arena Fonte Nova.

Marcos Felipe presente em todos os jogos

O goleiro Marcos Felipe é o único que disputou todas as dez partidas no time titular do Bahia na Série A deste ano. O top 3 ainda conta com Thaciano, com nove jogos, e Kanu, David Duarte, Rezende, Cauly e Everaldo, com oito confrontos. No total, o Tricolor já utilizou 20 jogadores entre os titulares no Brasileirão.

Ranking de titularidade do Bahia na Série A 2023

Jogador Posição no ranking Número de jogos
Marcos Felipe 1º lugar 10 jogos
Thaciano 2º lugar 9 jogos
Kanu, David Duarte, Cauly, Everaldo e Rezende 3º lugar 8 jogos
Jacaré 4º lugar 7 jogos
Vitor Hugo e Ademir 5º lugar 6 jogos
Biel 6º lugar 5 jogos
Chávez, Acevedo e Yago Felipe 7º lugar 4 jogos
Gabriel Xavier, Cicinho, Matheus Bahia e Ryan 8º lugar 3 jogos
Arthur Sales 9º lugar 2 jogos
Kayky 10º lugar 1 jogo

Toda as escalações do Bahia na Série A:

  1. Bragantino 2 x 1 Bahia  Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu e Rezende; Jacaré, Yago Felipe, Thaciano e Chávez; Cauly, Ademir e Everaldo.
  2. Bahia 1 x 2 Botafogo – Marcos Felipe; Gabriel Xavier, David Duarte e Rezende; Jacaré, Acevedo, Yago Felipe e Chávez; Cauly, Ademir e Everaldo.
  3. Vasco 0 x 1 Bahia – Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende; Jacaré, Acevedo, Thaciano e Matheus Bahia; Cauly, Ademir e Everaldo.
  4. Bahia 3 x 1 Coritiba – Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende; Jacaré, Thaciano, Yago Felipe e Matheus Bahia; Cauly, Biel e Everaldo.
  5. Santos 3 x 0 Bahia – Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Acevedo, Thaciano e Chávez; Ademir, Arthur Sales e Biel.
  6. Bahia 2 x 3 Flamengo – Marcos Felipe, Rezende, Kanu e Vitor Hugo; Jacaré, Yago Felipe, Thaciano e Matheus Bahia; Cauly, Biel e Arthur Sales.
  7. Bahia 1 x 1 Goiás – Marcos Felipe, Gabriel Xavier, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Thaciano, Cauly e Ryan; Ademir, Biel e Everaldo.
  8. Internacional 2 x 0 Bahia – Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Rezende, Thaciano e Chávez; Cauly, Biel e Everaldo.
  9. Fortaleza 0 x 0 Bahia – Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Acevedo, Rezende, Thaciano e Ryan; Ademir e Everaldo.
  10. Bahia 2 x 2 Cruzeiro – Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Cicinho, Rezende, Thaciano e Ryan; Cauly, Kayky e Everaldo. Globoesporte