O Bahia é o novo líder da primeira fase do Campeonato Baiano. Na noite deste domingo (17), a equipe tricolor venceu o Vitória da Conquista por 3 a 1 no estádio Lomanto Júnior, pela sexta rodada do estadual. Iago, Nilton e Silvio (contra) marcaram para o Esquadrão de Aço, enquanto Patuta diminuiu a favor do Bode. Foi o primeiro triunfo do auxiliar técnico Cláudio Prates no comando.

 

Com o resultado, o Tricolor assume a liderança da competição, com 11 pontos. Agora, os titulares comandados por Enderson Moreira tem a missão de reverter o quadro na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (21), a equipe vai até Montevidéu para enfrentar o Liverpool com a necessidade de um triunfo por dois gols de diferença. Em caso de um novo 1 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis.

 

O JOGO

 

Após o jogo passar pelo risco de não acontecer em virtude da chuva, a bola rolou com 18 minutos de atraso. Nos primeiros minutos, o Vitória da Conquista foi mais ativo no ataque. Aos oito minutos, após lateral cobrado na área, a bola sobrou com Arthur Caculé, que chutou de primeira, mas a finalização passou ao lado da meta de Anderson.

 

Com poucas chances com a bola rolando no campo pesado, o jeito foi tentar pelo alto. Aos 21 minutos, após cruzamento na área, Arthur Caculé cabeceou e a bola passou perto, arrancando suspiros da torcida do Bode.

 

Anderson evita gol do Vitória da Conquista

 

Aos 24 minutos, mais uma chance para o alviverde. Tiago roubou a bola de Iago, chutou cruzado e obrigou Anderson a se esticar para fazer uma grande defesa. Três minutos depois, o Bahia respondeu. Paulinho cobrou lateral na área, Caíque ajeitou e Iago bateu para boa defesa de Geovane. O lance, no entanto, foi anulado pela arbitragem.

 

Iago marca o primeiro do Bahia

 

O placar foi aberto pelo Bahia aos 29 minutos do primeiro tempo. Flávio deu um belo passe em profundidade para Iago, que invadiu o lado direito da grande área e não teve dificuldade para finalizar e superar o goleiro Geovane. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa tricolor.

 

Com 33 minutos, o Bahia quase ampliou. Pelo lado direito, Matheus Silva cruzou para a área, Caíque se antecipou, mas cabeceou por cima da meta de Geovane.

 

Aos 39, o Vitória da Conquista quase marcou. Após lançamento e falha clamorosa de Matheus Silva ao tentar cortar, Arthur Caculé invadiu a área e ficou de frente para Anderson. Sua finalização só não alcançou a baliza por causa de Ernando, que desviou para escanteio.

 

Segundo tempo

Nilton amplia para o Bahia

 

O Bahia ficou perto do segundo gol aos nove minutos. Iago conseguiu dominar um longo lançamento no lado direito da grande área e ajeitou para Caíque, que chutou com desvio para escanteio. Na cobrança de Paulinho, Nilton cabeceou bonito e balançou a rede.

 

Caíque perde chance do terceiro gol

 

O Vitória da Conquista ficou abatido com o segundo gol e deu uma chance de ouro ao Tricolor. Aos 12, Caíque avançou em velocidade e ficou de frente para o goleiro Geovane. O jovem centroavante finalizou rasteiro e em cima do arqueiro, que defendeu com os pés.

 

Com 14 minutos, o Vitória da Conquista pediu pênalti após um choque na grande área. A arbitragem, no entanto, mandou o jogo seguir. Aos 22, após boa jogada do Tricolor, a bola sobrou com Flávio, que cortou para o lado direito, cruzou e quase cobriu o goleiro Geovane.

 

Silvio marca contra e Bahia amplia margem

 

A pressão do Bahia fez efeito. Aos 23 minutos, Nilton cruzou para a trave esquerda, Iago cabeceou, a defesa afastou para o meio e Fernando Medeiros bateu firme no travessão. Na volta, a bola atingiu as costas de Silvio.

 

Patuta diminui

 

Aos 29 minutos, o Vitória da Conquista diminuiu. Tatu cruzou, Caculé cabeceou com desvio da defesa do Bahia e a bola sobrou livre com Patuta, que finalizou para o fundo do gol.

 

O Bahia seguiu tentando marcar mais gols. Aos 35, Fernando Medeiros cobrou escanteio na segunda trave e Nilton mandou o cabeceio ao lado da meta. Com 41, foi a vez de Ueslei servir Felipinho por elevação na frente do gol. A finalização, porém, foi abafada pelo goleiro Geovane. Aos 46, o mesmo Felipinho tentou na entrada da área, mas o chute saiu fraco, facilitando o trabalho da defesa do Bode segundo o Bahia Notícias.