© Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -52 pontos em outubro numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – confirmando, assim, um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto) pela 12ª vez em sequência. Esta é a 12ª pontuação consecutiva abaixo de zero e a mais baixa pontuação desde maio deste ano.

Entre os setores, apenas um assinalou pontuação superior a zero: a Agropecuária, com 86 pontos. As demais pontuações foram: Indústria, -91 pontos; Serviços, -58 pontos; e Comércio, -60 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado pelo quarto mês seguido, enquanto a atividade de Indústria expôs o menor nível de confiança pela segunda vez consecutiva.

Do conjunto avaliado de assuntos, os temas crédito, situação financeira e abertura de unidades foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis juros, inflação e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em situação mais favorável no mês. Bahia.Ba