Foto: Luciana Zaramela/Canaltech

Circula pelas redes sociais uma publicação com a foto do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que sugere que a entidade passou a indicar a Ivermectina para o tratamento da Covid-19. É Fake News. Ao contrário do que a publicação falsa sugere, a OMS recomenda desde 31 de março de 2021 que a Ivermectina não seja usada para tratar pacientes com Covid-19. Ou seja, é exatamente o oposto.

“Nossa recomendação é não usar Ivermectina para pacientes com Covid-19, independentemente do nível de gravidade ou duração dos sintomas”, afirmou Janet Díaz, chefe da equipe de resposta clínica à Covid-19 da agência da ONU, em uma entrevista coletiva. O próprio fabricante da Ivermectina disse em fevereiro que os dados disponíveis não apontam eficácia contra a Covid-19.

A imagem de Tedros Adhanon foi extraída de uma reportagem de TV feita em 12 de março sobre um pedido feito por alguns médicos europeus para uso do medicamento. Mas a postagem omite que no momento em que Adhanon é mostrado a reportagem destaca, na verdade, que a OMS divulgou estudos revelando a ineficácia do medicamento. O pedido feito por médicos portugueses foi negado pela Infarmed, a Autoridade Nacional de Medicamento e Produtos de Saúde do país.

“O Infarmed, através da sua Comissão de Avaliação de Medicamentos, analisou os artigos e publicações disponíveis e informa que se entende que, à data, dadas as limitações metodológicas nos ensaios em que a Ivermectina foi utilizada, e as dúvidas quanto à dose adequada e sua segurança no âmbito da infeção causada pelo Sars-CoV-2, não existem evidências que apoiem a utilização deste medicamento na profilaxia e tratamento da Covid-19.”