EC Bahia

A sete jogos para o fim da Série B, o Bahia amarga um jejum de três jogos sem vencer e um treinador sob pressão. Ainda assim, o time segue confortável no G-4 da competição, com sete pontos de distância para o Londrina, 5º colocado. O problema é que Tricolor entra em uma sequência que teve dificuldades no primeiro turno da Segundona. Bahia conquistou 43% dos pontos contra os últimos adversários da Série B.

No primeiro turno, o Tricolor venceu Brusque e Guarani, empatou com Grêmio, Vila Nova e CRB, mas perdeu para Chapecoense e Novorizontino – nove pontos somados em 21 disputados. A derrota em casa para o Novorizontino culminou na demissão do técnico Guto Ferreira e chegada de Enderson Moreira.

A boa notícia é que se repetir o desempenho do primeiro turno diante dos mesmos adversários, o Bahia praticamente se garante na elite do futebol nacional em 2023. Com mais nove pontos, o Tricolor chega a 61.

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estima que o time que alcançar 61 pontos tem 99.6% de chance de acesso.

A sequência do Bahia começa nesta sexta-feira, contra a Chapecoense. A partida da 32ª rodada está marcada para as 21h30 (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó. O Tricolor atualmente é o terceiro colocado e não tem chances de sair do G-4 nesta rodada. Globoesporte