EC Vitória

O Vitória alcançou o principal objetivo da temporada 2022: o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, o ano não foi fácil para o torcedor rubro-negro, que viu a equipe oscilar de rendimento, cair de forma precoce no Campeonato Baiano e arrancar para subir de divisão. E os números mostram isso.

A temporada do Vitória começou mal: o time foi eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano pelo quarto ano seguido. No estadual, o Rubro-Negro venceu apenas três jogos de nove disputados e teve 48% de aproveitamento.

Na Copa do Brasil, o Rubro-Negro parou na terceira fase: foi eliminado após duas derrotas para o Fortaleza. O rendimento, se comparado ao ano passado, caiu. Na edição 2021, o Vitória havia avançado até as oitavas de final.

O caminho tortuoso se estendeu pela Série C, e o time baiano demorou a engrenar. Até chegar à zona de classificação, foi preciso beirar a zona de rebaixamento e aguardar a chegada de João Burse. Contratado em junho, o treinador organizou o time e emendou uma sequência de oito jogos invicto que garantiu passagem para o quadrangular. O acesso veio em seguida.

  • Maior sequência invicta: nove jogos
  • Maior sequência negativa: quatro jogos

Números do Vitória em 2022

Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols marcados Gols sofridos Aproveitamento
Na temporada 38 14 13 11 35 32 48%
Em casa 19 9 5 5 21 12 56%
Visitante 19 5 8 6 14 20 40%

As oscilações não se limitaram ao que se via nas quatro linhas. Ao longo da temporada, o Vitória teve quatro treinadores e um interino: Dado Calvancati, Geninho, Fabiano Soares e o atual técnico, João Burse, participaram da campanha. Auxiliar técnico, Ricardo Amadeu chegou a comandar o time em uma partida (derrota para o Ypiranga).

  • Dado Cavalcanti – 10 jogos e 47% de aproveitamento
  • Geninho – quatro jogos e 25% de aproveitamento
  • Fabiano Soares – nove jogos e 41% de aproveitamento
  • João Burse – 14 jogos e 64% de aproveitamento

Os destaques

Até chegar ao acesso, foram feitas 32 contratações, e algumas delas brilharam na reta final. Exemplo disso é o atacante Rafinha, artilheiro com oito gols em 18 jogos (melhor aproveitamento na carreira).

Top 3 artilheiros

Jogador Gols Jogos
Rafinha 8 18
Tréllez 6 24
Luidy 4 32

Entre os líderes em assistências, os destaques são o meia Eduardo e o lateral-direito Alemão, ambos com quatro passes. Sob grande prestígio, o meio-campo renovou contrato até 2025; o lateral, por outro lado, se despediu do Rubro-Negro.

Top 3 garçons

Jogador Assistências Jogos
Alemão 4 30
Eduardo 4 33
Dinei 2 19

O Vitória segue de férias e se reapresenta no dia 28 de novembro. O calendário de 2023 começa com a disputa da Pré-Copa do Nordeste, em janeiro. O Rubro-Negro também terá compromissos pelo Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série B. G1