Os resultados dos exames feitos após um surto de doença misteriosa atingir a cidade de Entre Rios, a cerca de 128 km de Salvador, apontam que a maioria dos pacientes atendidos no município teve chikungunya e dengue. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta última terça-feira (11).

De acordo com a pasta, 19 das 65 amostras enviadas para teste no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, tiveram resultado divulgado. Destas, 13 deram positivo para chikungunya, 2 para dengue e 4 não tiveram resultado positivo para nenhuma arbovirose, como são classificadas as doenças.

Cerca de três mil pessoas foram atendidas na cidade durante o surto, há cerca de 2 meses. Todas as vítimas apresentavam sintomas como febre, manchas no corpo e dor nas articulações, semelhantes ao da dengue e chikungunya. Contudo, até então, não se sabia qual doença estaria provocando o mal-estar.

Segundo a Secretaria, ainda falta sair o resultado de 46 exames de sangue. Os testes são aguardados. Ao menos doze mortes provocadas pela dengue ocorreram na Bahia neste ano. Onze delas foram contabilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Um caso em Candeias, sete em Feira de Santana, dois em Salvador e um em Saubara. O 12º também ocorreu em Salvador. Segundo a Sesab, a Bahia teve um aumento de mais de 25 mil notificações de dengue em menos de um mês.

De acordo com os dados da secretaria, até março, foram registradas 5 mil notificações em todo o estado. Já em 14 de maio, o número passou para 22 mil, e, no dia 31 do mesmo mês, foram quase 32 mil casos. São quase 211 ocorrências por dia. G1