O mês de outubro foi dedicado à prevenção do câncer de mama com campanhas de divulgação de informações e conscientização. O mês acabou, mas a prevenção vale para o ano todo. Em Santo Antônio de Jesus, acontece no Shopping Itaguari uma exposição aberta ao público com fotografias que retratam cinco mulheres de idades diferentes. Elas são guerreiras que lutam contra o câncer de mama. A exposição, intitulada de “Meu Outubro é Rosa o Ano Todo”, é aberta ao público e fica no primeiro piso do Shopping levando a um olhar sensível sobre a luta e superação contra o câncer.

Em 2018, por exemplo, a estimativa é que cerca de 59 mil pessoas tenham câncer de mama até o final do ano. As mulheres representam cerca de 99% das pessoas acometidas pelo câncer de mama. Esse é, depois do câncer de pele o tipo mais comum de câncer no Brasil. Segundo a cartilha “Câncer de mama: É preciso falar disso” do INCA e Ministério da Saúde, um em cada 3 casos de câncer de mama pode ser curado se for descoberto logo no inicio. O autoexame é a forma mais simples e rápida de identificar sinais de que há algo errado nas mamas.

Apalpe e sinta os seios durante o banho, no espelho e deitada, e verifique se há alterações suspeitas, principalmente caroços. Caso haja, procure o seu médico. É recomendada para mulheres de 50 a 69 anos (a cada 2 anos). Este exame preventivo serve para identificar a presença de câncer, mesmo que a pessoa não apresente sintomas. Tem como principal benefício a possibilidade de identificar o câncer de forma precoce e proporcionar um tratamento menos agressivo para o paciente É a mamografia recomendada para avaliar alterações suspeitas e pode ser feita em qualquer idade, com indicação do médico.