EC Bahia

Destaque do Bahia no empate em 3 a 3 com o Bragantino, no último fim de semana, o atacante Gilberto acumula 19 jogos na temporada, com 12 gols marcados. A sequência de partidas cobrou um preço ao atleta, que acusou o desgaste físico e chegou a ficar fora da partida contra o Montevideo City Torque, pela Copa Sul-Americana.

Na semana passada, o atacante ficou no banco na partida contra o Vila Nova, pela terceira fase da Copa do Brasil, e só entrou em campo na segunda etapa, quando o Bahia já vencia por 1 a 0. Na quarta-feira, o Tricolor volta a enfrentar a equipe goiana pelo torneio nacional. A princípio, Gilberto deve fazer parte do time titular. Porém, diante dos fatos recentes, a escalação de uma equipe sem o centroavante não pode ser descartada.

Em coletiva concedida na tarde da última segunda-feira, Gilberto falou sobre o quadro físico e as ausências provocadas pelo desgaste físico. O jogador destacou que conhece bem os limites do próprio corpo e que, por vezes, é preciso não entrar em campo para se recuperar e se preparar para render o máximo possível com a camisa tricolor.

– É um assunto delicado. Campeonato Brasileiro começa já em uma metade da temporada que você vem de outros campeonatos. A gente não está jogando o Campeonato Baiano, mas já começa com Copa do Brasil, Sul-Americana e Copa do Nordeste. E quando chega para um campeonato de pontos corridos, com um jogo atrás do outro, com intensidade alta porque nível é alto, isso traz um desgaste físico enorme. Acho que todos os jogadores do Bahia em algum momento vão sentir. Por estar jogando na frente e ter um momento de estabilidade no clube, em alguns momentos você que tem que pedir para descansar para que no próximo jogo esteja bem. Quem conhece o corpo mesmo é o atleta. Não adianta dizer que está bem e no campo não render – comentou.

Como venceu o Vila Nova no jogo de ida, o Bahia entrará em campo com a vantagem de conquistar a vaga para as oitavas de final com um empate. O bom momento do time, com duas vitórias e um empate nos últimos jogos, reforça a confiança. O início promissor de temporada é outro fator que eleva a moral do grupo não só para a Copa do Brasil, mas também para a Série A.

– Momento bom, acho que nós conseguimos fazer um excelente começo de temporada que resultou no campeonato da Copa do Nordeste. No começo do Brasileiro estamos buscando objetivos pontuais em jogos importantes. Sempre falo que Campeonato Brasileiro tem que pontuar independentemente de onde esteja. Queremos conseguir três pontos dentro e fora de casa, mas é um campeonato muito difícil. Não dá para conseguir sempre, senão já começaríamos campeões.

Para a partida contra o Vila Nova, o Bahia, a princípio, não contará com Nino, Juninho e Daniel, suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O trio poderá ser aproveitado caso o clube consiga um efeito suspensivo. Globoesporte