Ao contrário de outros políticos, que comentaram as expectativas para este ano, a ministra Margareth Menezes deu uma certa “escorregadinha” para falar sobre o assunto. Participando da Lavagem do Bonfim, a representante afirmou que nesta quinta-feira (11) o foco é a festividade.
Ao comentar sobre a festividade, Margareth demonstrou surpresa ao ver grande lotação nas ruas da capital baiana. “Essa lavagem é patrimônio do IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional). Vai ser renovado agora como Patrimônio Cultural do Brasil. Pra mim é um prazer estar aqui e a gente vê que o povo compareceu, eu acho que tem mais gente que os outros anos”, começou ela.
Em seguida, a ministra falou sobre o crescimento da Lavagem e a tradição da cor utilizada pelos fiéis. “Impressionante como essa manifestação, afirmação de fé também e de cultura da Bahia a cada ano cresce mais, é muito lindo né. As pessoas todas de branco, em uma simbologia de paz, eu acho que é isso que a gente está procurando”, completou.
Ao ser questionada sobre as ações do ministério da Cultura para este ano, a representante “tirou a farda” e não quis revelar os projetos. “Ah, com as bençãos do Senhor do Bonfim vai ser tudo bem, graças a Deus. Hoje eu tô aqui nessa, só penso nisso, meu sentimento está ligado nisso”, respondeu ela. BNews