Ao menos 105 animais morreram em um intervalo de dois dias em uma fazenda da zona rural de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), intoxicação alimentar é a principal suspeita. Na terça-feira, 60 animais foram encontrados mortos na Fazenda Pica-pau. Desde então, outros animais morreram na mesma localidade. Até a quinta-feira (15), o número chegou a 105.

 

De acordo com a Adab, que investiga a causa, o gado se alimentava com milho e sementes de algodão. Normalmente, essas são as opções dos criadores para a falta de pastagem na seca. Os indícios são de que os animais tenham ingerido uma quantidade concentrada e não volumosa, em altas doses de aditivo alimentar, o que teria gerado uma reação intoxicante.

 

Ainda segundo a Adab, até a manhã desta sexta-feira (16), quatro animais foram periciados. A análise nesses animais comprova a tendência da intoxicação alimentar . O laudo final da causa das mortes deve sair nos próximos dias segundo o G1. O mistério é cada vez maior, porque, primeiramente não caiu uma chuva acompanhada de raios nas últimas 12 horas, então, o motivo das mortes sucessivas ainda não foi desvendado em Tanhaçu.