Mais quatro filhotes de shih-tzu foram achados em situação de maus-tratos durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF), no trecho de Feira de Santana. Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório do motorista e documentação pessoal da passageira de um carro de passeio com placa de Brasília, para consulta nos sistemas informatizados da PRF.

Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização e, após revista no carro, encontraram quatro filhotes da raça shih-tzu em situação flagrante de maus-tratos. Os animais estavam aprisionados em ambiente escuro, sem ventilação, exposto a temperatura elevada e bem debilitados.

Eles saíram de Brasília (DF) e seriam comercializados em Feira de Santana, um percurso de aproximadamente 1.400 quilômetros. Segundo a PRF, a apreensão aconteceu na sexta-feira (4), na altura do quilômetro 429 da BR-116, durante fiscalização. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o casal responderá na justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os filhotes foram entregues aos cuidados do Instituto Patruska Barreiro, entidade que resgata e acolhe animais em situação de maus-tratos e abandono. A responsável pela ONG esteve na unidade policial da PRF e prestou os primeiros socorros aos animais.

Primeira apreensão

No dia 28 de agosto, mais de 60 filhotes de shih-tzu foram achados aglomerados em porta-malas de um carro em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. Os cães seriam vendidos para pet shops. Ao todo, 63 filhotes foram encontrados amontoados em um carro, transportados em 13 caixas plásticas e uma de papelão. As caixas com os filhotes estavam distribuídas no banco dianteiro, banco traseiro e porta-malas do veículos.

Dos 63, pelo menos cinco filhotes morreram. Eles estavam muito debilitados e tinham sido encaminhados para o Instituto de Proteção Patruska Barreiro, onde estavam sob cuidados de veterinários, mas não resistiram. Os outros continuam sob os cuidados do instituto. A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. G1