Com a proximidade das festas de final de ano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para as pessoas que pretendem viajar sobre a importância de manter a vacinação atualizada. Pelo menos 10 dias antes da viagem, o turista deve atualizar a vacinação de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Os viajantes devem dar atenção especial ao sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela.

 

Orientações sobre a preparação, durante e pós-viagem, estão disponíveis no Portal do Viajante (clique aqui e veja), que traz informações valiosas para quem pretende passar um tempo fora de casa e até do país. A pasta lembrou ainda que uma das doenças de maior risco de transmissão no verão, e que é totalmente prevenível com a vacina, é a febre amarela.

 

Com o registro da doença em áreas com grande contingente, a vacina é recomendada não só para quem vai a áreas consideradas endêmicas, como a região amazônica. Hoje mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de vacinação. “Ainda existem locais com grande quantidade de pessoas não vacinadas que estão sob risco de infecção”, reforçou Carla Domingues, do Programa Nacional de Imunizações do governo.