O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta última terça-feira (28), um repasse de R$ 12,7 milhões para cidades da Bahia e de Minas Gerais, que foram afetadas pelas chuvas. Só no estado baiano, 50 municípios que estão em situação de emergência ou calamidade pública serão contemplados.

O ministro Marcelo Queiroga detalhou, em entrevista coletiva na cidade de Ilhéus, que R$ 7 milhões desse valor total serão encaminhados à Bahia. O aporte é do Fundo Nacional de Saúde. Com o recurso, a previsão é de que sejam implementadas ações de prevenção e controle de epidemias nos locais atingidos.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, mais de 4,2 toneladas de remédios e insumos estão sendo enviados para atender a cerca de 25 mil pessoas. Mais de 100 mil vacinas contra a influenza também foram direcionadas à Bahia, e outras mais de 40 mil doses contra Hepatite A pediátrica.

Além disso, mais de 1,3 mil equipamentos, entre botas, máscaras N95 contra a Covid-19, casacos impermeáveis, uniformes e testes de antígeno para detectar o coronavírus também foram enviados. Juto com Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Queiroga sobrevoou a região afetada pelas enchentes em Ilhéus. G1