Abraham Weintraub, o novo ministro da Educação, não esconde que está sentando em cima de vários processos para a escolha de reitores das universidades federais. De acordo com informações do jornal O Globo, Weintraub quer ter certeza de que não vai chancelar a chegada de nenhum esquerdista ao poder.

Com um discurso que prega mudanças radicais nas universidades do país, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) poderá escolher o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de mais outras 10 instituições em 2019.

A UFRB foi criada pela Lei 11.151 de 29 de julho de 2005, tendo sido inaugurada pelo presidente Lula no ano posterior.  Sua administração central localiza-se em Cruz das Almas, no local que antes era a Escola de Agronomia da UFBA, porém a UFRB está presente em várias outras cidades do Recôncavo da Bahia.

Juntamente com o campus que se iniciou a UFRB, entraram em funcionamento os campi de Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Amargosa. Em setembro de 2013, foram inaugurados os campi nas cidades de Santo Amaro e Feira de Santana