A Operação Lava Jato é considerada justa por 65,7% dos brasileiros, de acordo com uma consulta on line realizado pela Paraná Pesquisas e divulgada ontem (12). O mesmo levantamento indica que, para 77,2% dos entrevistados, as ações policiais contra a corrupção vão aumentar neste ano de 2019.
Essas são as principais conclusões da pesquisa, cujo objetivo foi avaliar a percepção do brasileiro sobre a Lava Jato. As respostas mostram que grande parte dos entrevistados (42,5%) está acompanhando ainda mais as notícias sobre a operação, que levou à prisão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba por corrupção e lavagem de dinheiro por conta do apartamento tríplex.
Na mesma Lava Jato, o petista acaba de ser condenado a 12 anos e 11 meses no processo sobre o sítio de Atibaia. A apuração mostrou que as ações policiais da operação são brandas ou leves para 21,2% dos brasileiros, enquanto que 10,3% veem excessos cometidos pela força-tarefa.
Foram consultadas 2.004 pessoas em 162 municípios de 26 estados, mais o Distrito Federal, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. A pesquisa foi realizada a partir de questionário on line. Os questionários foram encaminhados à base de contatos cadastrada do Grupo Paraná Pesquisas a partir de mensagens eletrônicas. (Metrópoles)