Senado Federal

Nos próximos meses, o presidente Lula (PT) terá mais uma indicação à disposição ainda no início do mandato, isso porque a também presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber vai se aposentar e deixará a vaga da Corte aberta para um novo magistrado. Conforme apurações do colunista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, a tendência inclina-se para a indicação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

De acordo com o colunista, Dantas tem recorrido a uma questão regional para defender o seu nome à vaga de Weber no STF. O gestor do TCU é baiano, e o estado concedeu o maior número de votações ao presidente, só ficando atrás do Piauí. Deste modo, a Bahia tem sido prioridade para o mandatário do Brasil neste terceiro mandato.

Aliados de Bruno Dantas disseram ao colunista que sua indicação representa esse aceno ao estado. O último baiano a integrar o STF foi o ministro Ilmar Galvão, que ficou na corte entre 1991 e 2003, quando se aposentou.

Outro fator que pode influenciar a decisão de Lula é o fato de balancear os representantes da região Nordeste no Supremo. Dos atuais 11 ministros, apenas Kássio Nunes Marques é nordestino. Nunes é do Piauí e foi indicado por Jair Bolsonaro (PL). Rosa Weber se aposentará compulsoriamente do tribunal no início de outubro deste ano, quando completará 75 anos de idade. Bahia.Ba