O PSB indicou o nome de João Carlos Oliveira da Silva para comandar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Até então, o partido trabalhava com a hipótese de permanecer com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atualmente sob o comando de Rodrigo Hita. No entanto, na rearrumação de forças políticas, os socialistas devem migrar para a Sema.

O nome do funcionário de carreira da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) foi apresentado ao governador Rui Costa, porém não teria recebido o aval definitivo do chefe do Executivo. João Carlos é vice-presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), controlada pelo PSB baiano.

Segundo informações de bastidores, o nome do ex-titular da Sema, Eugênio Spengler chegou a ser cogitado para retornar ao posto, sob a tutela da indicação do PT. No entanto, desde a última semana uma série de entidades ligadas a movimentos ambientais e em defesa dos animais se manifestaram contrariamente ao nome do ex-secretário.

A previsão do governo é que os nomes dos secretários restantes sejam apresentados nesta terça-feira (5), durante a transmissão do programa Papo Correria nas redes sociais do governador e a posse aconteça até o final da semana segundo o Bahia Notícias.