O presidente Jair Bolsonaro disse nesta última quinta-feira (24) desconhecer o áudio em que Fabrício Queiroz, ex-policial militar e ex-assessor de Flávio Bolsonaro, dá orientações sobre indicações políticas para cargos comissionados no Congresso Nacional. Para Bolsonaro, Queiroz e ele, o presidente, devem cuidar cada um da própria vida.

“Não sei dessa informação [do áudio]. Por favor. Por favor. O Queiroz cuida da vida dele, eu cuido da minha. Certo? A minha preocupação aqui… pra não acabar com a entrevista com vocês é tratar das questões que envolvem os interesses de todos os brasileiros”, disse Bolsonaro ao ser questionado em entrevista durante visita à China.

No áudio de Queiroz, divulgado em reportagem no site do Jornal O Globo, Queiroz fala em uma “fila” no gabinete do hoje senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. Ele diz haver mais de 500 cargos na Câmara e no Senado. “Vinte continho aí para gente caía bem”, diz a um interlocutor não identificado.

Nesta quinta, Bolsonaro foi perguntado mais de uma vez sobre o conteúdo. “Que áudio? Não estou sabendo, não estou sabendo. Quando que é que veio esse áudio. […] Tá negociando cargo, é isso? Com quem? Não sei, não sei. Não sei, desconheço. Eu não falo com o Queiroz desde quando aconteceu esse problema”, completou o presidente. “Vou procurar ouvir agora.”

No áudio, que pode ser ouvido no vídeo abaixo, Queiroz demonstra conhecer o funcionamento do gabinete de Flávio Bolsonaro e sugere que o interlocutor poderia procurar parlamentares que frequentam o local para tratar de nomeações.

A transcrição do áudio

“Tem mais de 500 cargos lá, cara, na Câmara e no Senado. Pode indicar para qualquer comissão ou, alguma coisa, sem vincular a eles em nada, em nada. Vinte continho aí para gente caía bem para c*, meu irmão, entendeu?

Não precisa vincular ao nome. Só chegar lá e, pô cara, o gabinete do Flávio faz fila de deputados e senadores, pessoal para conversar com ele, faz fila.

Só chegar lá e, pô meu irmão, nomeia fulano aí para trabalhar contigo aí, salariozinho bom desse aí, cara, para a gente que é pai de família, cai como uma uva.”

O que dizem os citados

A assessoria de Flávio Bolsonaro divulgou nota na qual questiona a autenticidade do áudio e afirma que o senador não tem mantido contato com Queiroz. “O senador Flávio Bolsonaro não mantém qualquer contato com Fabrício Queiroz há quase um ano. O áudio comprova que seu ex-assessor não possui qualquer influência junto ao gabinete do senador, tanto que sugere ao suposto interlocutor buscar outros caminhos para ter acesso a cargos”, disse.

A nota da defesa de Queiroz diz que “a indicação de eventuais assessores não constitui qualquer ilícito ou algo imoral, já que, repita -se, Fabrício Queiroz jamais cometeu qualquer ato criminoso”. A nota também nega que ele tenha cometido “qualquer crime, tendo contribuído de forma significativa na campanha de diversos políticos no Estado do Rio de Janeiro”. G1