Foto: Letícia Martins / EC Bahia

O Bahia não deu chance ao azar, e confirmou sua vaga na final do Campeonato Baiano com goleada por 4×1 sobre o Jequié, neste sábado (16), na Arena Fonte Nova. O cara do jogo foi o centroavante Oscar Estupiñán, autor de um hat-trick. Não à toa, o atacante ganhou elogios do técnico Rogério Ceni ao fim da partida.

“Um menino nota dez para se trabalhar. Cara fantástico, extremamente educado, trabalhador. Precisa ainda de uma melhor condição física, é verdade, mas tenta desempenhar. Foi coroado hoje com três gols, dois muito bonitos, bem executados. Quando a gente joga com um nove mais centralizado, hoje, ele mostrou utilidade. Também pediu, por cansaço, para sair um pouco mais cedo. Mas foi o autor de três gols. Quem faz três gols sempre tem que se destacar”, disse o treinador, em entrevista coletiva.

Atual campeão, o Bahia agora irá em busca do segundo título estadual consecutivo. Ceni comemorou a classificação para a final do Baianão, mas alertou: o time ainda precisa melhorar para encarar desafios maiores no restante da temporada.

“Nós precisamos melhorar bastante ainda. Quando a gente joga com rivais à altura, a gente sofre mais (…) Chega a hora mais importante, era nossa obrigação estar nessa final. Onde o torcedor fica sempre apreensivo, mais intenso, com a expectativa. Vamos para a nossa primeira final. Antes, vamos tentar garantir a classificação [na Copa do Nordeste], o primeiro lugar no grupo”, afirmou.

Faltam três rodadas para o fim do Nordestão. Neste momento, o Bahia é o líder do Grupo B, com 12 pontos – quatro a mais que o Fortaleza, o segundo colocado. De olho na classificação no regional, o Esquadrão está prestes a fazer um duelo importantíssimo: o clássico contra o Vitória. O Ba-Vi será disputado na quarta-feira (20), às 21h30, na Arena Fonte Nova.

“É um jogo sempre especial, um clássico. Nós vamos tentar fazer o nosso melhor. Precisamos vencer, precisamos da pontuação para nos mantermos em primeiro na nossa chave, tentar uma classificação com um pouco mais de tranquilidade. Temos quatro dias de intervalo de um jogo para outro, sem viagem, a gente pode se preparar bem. Vamos fazer nosso melhor com o objetivo de vencer e nos colocar bem na tabela”, projetou.

Além do clássico no Nordestão, o Bahia pode voltar a enfrentar o Vitória nas finais do Baianão. O rubro-negro recebe o Barcelona de Ilhéus neste domingo (17), no Barradão, após construir a vantagem de dois gols na partida de ida. Depois de passar boa parte do estadual utilizando um time de reservas, Ceni admitiu que projeta força máxima para a decisão. Os jogos estão marcados para os dias 31 de março e 7 de abril.

“Vou tentar sempre botar o melhor time que eu tenha. É uma final. São jogos importantes. E nós sempre devemos usar o que temos de melhor, mesmo porque acho que é a única semana que teremos intervalo um pouco maior, coisa que não tivemos até hoje. A gente pretende usar o que tem de melhor nos dois jogos”, comentou. Correio da Bahia