A rede hoteleira da capital baiana teve 95% de ocupação durante o Carnaval 2020, segundo a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA). A estimativa equivale a mais de 40 mil leitos. A taxa de ocupação já era esperada pela pastas de turismo estadual e municipal. 

Os hoteis localizados no entorno do circuito chegaram a 100% de ocupação durante a folia, como o Sol Barra, o Fera Palace e o Grande Hotel da Barra. Situado no Campo Grande, na entrada do Circuito Osmar, o Wish Hotel da Bahia atingiu um pico de ocupação de 97%, na última sexta-feira (21). O crescimento na média de ocupação da cidade durante o período foi de 2,39%.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estimou a presença de 854 mil visitantes no Carnaval. Entre eles, 435.800 foram do interior da Bahia; 331.500 visitantes de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal; e 86.200 de estrangeiros oriundos, principalmente, da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra.

Outro fator que influenciou o número positivo de turistas em Salvador foi a quantidade de pessoas que chegaram na cidade através de cruzeiros. Desde o dia 19 de fevereiro aproximadamente 17 mil turistas chegaram a Salvador a bordo de navios. Somente na terça-feira de Carnaval (25), três navios com 8.473 turistas atracaram em Salvador.

Entre 17 de fevereiro até o próximo domingo (1º), 2.407 voos estão programados para a capital. O número é 11% maior que o do ano passado e representa uma média de 170 voos por dia. Ao todo, são 382.621 assentos disponibilizados nesses aviões (9% a mais que em 2019) e 189 voos extras (4% a mais que em 2019). A ação das companhias aéreas se estendeu também para outros destinos carnavalescos no estado, como Porto Seguro. Considero a extensão estadual, o total de voos extras no periódo da folia chegou a 400.

“Foi um carnaval excelente, tanto na capital quanto no interior do estado, que também teve ocupação acima dos 90%. Recebemos mais de dois milhões de visitantes no estado. Esses números são muito positivos para o período, resultado do trabalho que o Governo do Estado tem feito nos principais polos emissores de turistas. Mas também estamos estimulando a atração de visitantes o ano inteiro, com um modelo de trabalho intensivo”, destaca o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco.