Com a proposta de fazer uma avaliação das atividades da Feira da Agricultura Familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural reuniu na manhã desta quarta-feira (12) os feirantes macedenses, na sala de reunião do prédio das Secretarias. No encontro, a secretária Mara Borges destacou a projeção que nossa feira tem alcançado, sendo referencial para prefeituras da região e até para os órgãos do Estado, como constantemente é lembrado por representantes do governo estadual, em encontros e reuniões na Bahia.

A secretária pontuou que isso é motivo de orgulho, mas também aumenta a responsabilidade da secretaria e de todos os produtores. Mara Borges fez um alerta para que os feirantes mantenham o propósito da feira, que é oferecer produtos 100% da agricultura familiar e livres de agrotóxicos. “O nosso diferencial é produzir sem veneno”, lembrou a secretária. Implantada em abril deste ano, a Feira da Agricultura Familiar de Dom Macedo Costa acontece todos os domingos, atualmente no antigo espaço da prefeitura, na praça.

São cerca de 30 barracas, doadas pelo Governo do Estado, através da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) oferecendo produtos agroecológicos, apenas com agricultores locais, tendo a produção acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. A feira tem recebido visitas constantes de pessoas de municípios vizinhos, filhos da terra que atualmente moram em outras cidades, professores universitários, e já foi até objeto de estudo de pesquisadores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), de Salvador.

 

“A realidade rural do município já mudou para melhor! Vocês sabem que os desafios são muitos, mas vocês têm um prefeito e uma secretária que estão a todo o momento buscando mais investimentos para a agricultura. Dom Macedo Costa tem conseguido ficar em posição de destaque na região. Eu fico feliz em ver aqui mulheres e senhores garantindo a venda de sua produção e oferecendo produtos de qualidade para a comunidade”, comentou a técnica social da Bahiater, Amanda Sobral Fraga, presente no encontro.