Foto: Pedro Vitorino

Em sua primeira apresentação em Salvador após ser confirmada para o Ministério da Cultura no governo do presidente Lula (PT), na noite de sexta (16), a cantora baiana Margareth Menezes foi ovacionada pelo público, agradeceu o apoio e declarou que o trabalho no comando da pasta será desafiador. “Vamos precisar fazer uma corrente para conseguir realizar um bom trabalho no nosso ministério. Tem que ter coragem.”

Durante a festa de lançamento do bloco Os Mascarados 2023, na Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho, em Salvador, a cantora foi recebida pelo público que gritava “ministra”. Os Mascarados, bloco criado em 1999 e comandado por Menezes durante dez anos, é conhecido por não ter as cordas que separam os foliões no carnaval e tem público, majoritariamente, LGBTQIAP+. Boa parte do público aproveita a festa com fantasias e máscaras.

Mesmo ministra, Margareth Menezes vai continuar puxando o bloco no carnaval de 2023. A confirmação foi dada por Paula Rezende, uma das diretoras do bloco, durante o evento.Na última terça-feira (13), o nome de Menezes foi oficialmente confirmado para assumir o ministério a partir de 1⁰ de janeiro. Em entrevista coletiva, declarou que recebeu com surpresa o convite do presidente Lula e que pretende recolocar a cultura brasileira em uma posição de destaque no cenário internacional, reforçando a importância das culturas populares. G1