Foto: Maiana Belo/G1

O navio Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo, com seus 132,5 metros de comprimento e nove andares, ancorou na última sexta-feira (25), em Salvador. Em seu primeiro dia na capital baiana, passaram visitando o navio, oito mil pessoas. A embarcação já passou por Santos, Rio de Janeiro e Vitória, depois de visitar a Argentina. O navio pertence à organização internacional cristã Good Books for All Ships (GBA Ships), sediada na Alemanha, que já teve outros três navios livrarias com os quais começou a navegar na década de 1970.

Atualmente, apenas o Logos Hope percorre o mundo oferecendo aos visitantes cinco mil títulos em inglês e português, no total de 800 mil livros, divididos entre literatura infantil, culinária, ciência, hobbies, autoajuda, liderança, dicionários, literatura cristã, entre outros segmentos literários. Há alguns títulos também em espanhol. E através da iniciativa de missionários da Igreja Batista Betânia, 40 voluntários, tripulantes do Navio de diversas nacionalidades, irão revitalizar uma antiga escola no bairro Radio Clube que vai passar a funcionar como biblioteca. Eles chegam nessa terça (29) e ficam até o dia (01).

Sobre o Projeto em Santo Antônio de Jesus

Há 33 anos, uma esperança chegou a uma comunidade, conhecida como Rádio Clube. O Centro Comunitário Betânia (CEBOBE), ofereceu educação para crianças e adultos, além de outros serviços à comunidade. Gerações foram impactadas pela dedicação, serviço, cuidado e amor. Mas, o tempo passou e as atividades foram encerradas. As ruínas de hoje revelam um lugar que abrigou lindas histórias. A história não acabou e agora ganha mais um capítulo.

Com a chegada do Logos Hope a Salvador, os tripulantes conheceram a história do lugar e estão entusiasmados e mobilizados para revitalizar o espaço, instalando uma biblioteca, a Biblioteca HOPE. O serviço de voluntariado do Navio Logos Hope já impactou várias comunidades nos países que visitaram, agora é a nossa vez! Além de uma biblioteca, futuramente o lugar abrigará um centro de educação para crianças, jovens e adultos, além de assistência e atendimentos na área da saúde. Por Daniela Palmeira