A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que estão abertas as inscrições para a seleção de Professor Visitante Nacional e Estrangeiro de Ensino Superior. São ofertadas três vagas, sendo uma para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, uma para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e uma para o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola.

 

O objetivo da seleção é viabilizar a participação de pesquisadores e profissionais nas equipes docentes da UFRB, visando ao intercâmbio científico, tecnológico e à inovação, e contribuir com a proposição institucional de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação. As áreas de atuação dos candidatos com as especialidades definidas estão listadas no edital.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via postal, apenas remessas por Sedex, para o endereço: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – PPGCI, Rua Rui Barbosa, nº. 710, centro, Cruz das Almas-BA, Cep: 44380-000. O envelope deve ser identificado com o nome do remetente e a identificação do Programa para o qual o candidato está submetendo a inscrição para a seleção segundo informações da própria UFRB.

 

A homologação será realizada por uma Comissão de Avaliação designada pela Reitoria e será divulgada até o dia 11 de março no site de Concursos da UFRB. A seleção dos candidatos será com base na análise do currículo lattes e do plano de trabalho apresentado. A comissão terá até o dia 29 de março para emitir o resultado da seleção, podendo os interessados interpor recurso até dois dias úteis após a divulgação pelo e-mail [email protected]

 

Os critérios exigidos são: ser docente ou pesquisador de reconhecida competência com atuação em linha de pesquisa e conhecimento científico exigidos, ser portador do título de doutor no mínimo há dez anos, ter publicado pelo menos dez artigos científicos em período com corpo editorial no período de 2014 a 2019, ter experiência na formação de humanos, com orientação concluída de pelo menos seis estudantes de mestrado e/ou doutorado, na condição de orientador principal, e ter experiência relacionada com a criação e/ou implantação e/ou docência de programas de pós-graduação stricto sensu.

 

Após a homologação do resultado final, o candidato terá o prazo de 15 dias úteis para firmar o contrato com a UFRB. O candidato contratado não poderá exercer outra atividade remunerada, pública ou privada. O regime de trabalho exigido é de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva. O contrato terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 24 meses, em se tratando de Professor Visitante Nacional, e 48 meses, para Professor Visitante Estrangeiro, condicionado ao interesse institucional e disponibilidade orçamentária.