O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, rebateu nesta segunda-feira (18) as acusações e mentiras contadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em evento com dezenas de embaixadores no Palácio da Alvorada.

Em evento da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraná), sem citar Bolsonaro, Fachin disse que quem divulga informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro “semeia a antidemocracia”.

“Vivemos um tempo intrincado, marcado pela naturalização do abuso da linguagem e pela falta de compromisso cívico, em que se deturpam, sistematicamente, fatos consolidados, semeando a antidemocracia, pretensamente justificada por um estado de coisas inventado, ancorado em pseudorrepresentações de elementos que afrontam, a toda evidência, a seriedade do sistema de justiça e a alta integridade dos pleitos nacionais”, disparou Fachin. Confira declaração no vídeo abaixo.

Na última segunda-feira (19), Bolsonaro repetiu teorias da conspiração e atacou urnas, STF e TSE em encontro com embaixadores. Ele tinha prometido exibir provas de fraudes eleitorais em 2018, quando acabou eleito após vencer o pleito contra Fernando Haddad (PT).

As supostas provas eram relatórios da Polícia Federal já exibidos pelo próprio presidente em uma live realizada em suas redes sociais – e que não provam qualquer fraude.

No início do encontro, Bolsonaro disse que basearia a apresentação em um inquérito da PF (Polícia Federal) sobre o suposto ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante as eleições de 2018. BNews