Foto: Alan Santos/PR

A visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Vitória da Conquista, na terça-feira (23), trouxe benefícios à imagem do próprio capitão, mas também ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). O presidente participou da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha na cidade.

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, aliados de Neto acreditam que os três saíram no lucro do evento, que ocorreu após uma série de embates entre os governos federal e estadual.

Para esse grupo político, como possui vínculo com a cidade e atuou para garantir a emenda que ajudou a custear a obra, o prefeito da capital baiana faturou politicamente ao prestigiar o evento.

Bolsonaro, por sua vez, usou o momento para fazer um aceno a todo o Nordeste em meio à repercussão negativa de um vídeo em que ele chama os governadores da região de “paraíbas”. O termo é usado de forma pejorativa para se referir aos nordestinos no Rio de Janeiro.

Já Rui Costa, que desistiu de participar da inauguração, se projetou nacionalmente como oposição ao presidente. Mesmo longe da festa, o governador concedeu entrevistas a veículos nacionais e usou suas próprias redes para reforçar seu posicionamento. A publicação contabiliza ainda que, de domingo (21) a terça (23), ele ganhou mais de quatro mil seguidores no Twitter, 938 no Instagram e 800 no Facebook.