EC Vitória

O Vitória é o mais recente clube a integrar a Liga do Futebol Brasileiro (Libra). A diretoria rubro-negra acertou a entrada na entidade nesta quinta-feira. A informação foi publicada inicialmente pelo site Bahia Notícias e confirmada pelo ge.

A ideia da Libra é organizar o Campeonato Brasileiro. Com o Vitória, a entidade agora passa a contar com 16 clubes: Grêmio, Botafogo, Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino, Ituano e Mirassol.

No início desta semana, a entidade aprovou uma parceria com o Mubadala Capital. A proposta do fundo ligado ao governo dos Emirados Árabes é de US$ 900 milhões por percentual entre 10% e 20% da Liga.

Mas a grande questão é que ainda não há consenso com o outro lado, a Liga Forte Futebol Brasil (LFF) e, com isso, ainda não está definido se será possível a criação da liga com os 40 clubes ou somente os da Série A ou mesmo apenas os 16 membros da Libra. O próximo passo é colocar a proposta na mesa para que o outro lado tome uma decisão.

Existe, portanto, um risco real de os clubes da Série B ficarem fora do bolo e que a liga organize somente a Série A do Campeonato Brasileiro, isso dependendo da adesão dos clubes da elite que fazem parte da LFF – Fluminense, Athlético-PR, Atlético-MG e Internacional.

Nos próximos dias, com uma análise mais aprofundada dos membros da LFF em relação às intenções e números da Mubadala Capital, deve haver uma decisão final sobre adesão ou não. Globoesporte