Depois de uma campanha em conjunto com outros clubes do Nordeste, o Vitória vai promover, neste domingo, no jogo contra a Ponte Preta, mais uma ação em defesa do meio ambiente. Os jogadores rubro-negros vão vestir uma camisa “manchada de óleo”. A ação serve para alertar para a situação das praias nordestinas, atingidas por manchas de petróleo desde o início de setembro.

“É triste ver o óleo invadindo as praias do nosso litoral em um dos maiores desastres ambientais do Brasil. No jogo desse domingo entraremos em campo com essa camisa. As mãos manchadas de óleo representam a força e a união do povo nordestino”, diz a mensagem publicada pelo Vitória nas redes sociais do clube.

Além do Vitória, outros clubes nordestinos têm realizado ações para alertar para o desastre ambiental. O primeiro deles foi o Bahia, que usou uma camisa “manchada de óleo” no jogo da última segunda-feira, o contra o Ceará. Nesta partida, os jogadores do Ceará entraram em campo usando luvas negras.

Também na segunda-feira, por meio de publicações em suas páginas oficiais na internet, CSA, CRB, Ceará, Fortaleza, Sport e o próprio Vitória divulgaram uma mensagem em que alertam para a situação das praias do Nordeste.

Na terça-feira, o Sport lançou na camisa de atletas nome de praias atingidas por óleo em Pernambuco. Um dia depois, foi a vez do CRB entrar em campo para enfrentar o Botafogo-SP com uma faixa de protesto e também com camisas “manchadas de óleo”. Globoesporte