EC Bahia
Depois de voltar a vencer no Brasileirão e conseguir respirar na tabela de classificação, a meta do Bahia agora é a de se manter cada vez mais distante da zona de rebaixamento. Para isso, o tricolor precisa seguir somando pontos e o próximo desafio será na noite de hoje, quando encara o Flamengo, às 19h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os dois times chegam para o duelo com objetivos bem diferentes. Enquanto o Esquadrão está na 16ª colocação, com 36 pontos, o rubro-negro é o terceiro, com 54 pontos, e ainda sonha em desbancar o líder Atlético Mineiro para ficar com o título da Série A.

O encontro será o segundo entre Bahia e Flamengo na temporada 2021. No primeiro turno, o tricolor foi goleado por 5×0, em Pituaçu. Mas de lá pra cá, muita coisa mudou no time baiano. A começar pela escalação.

Do time que enfrenta o Flamengo hoje, apenas quatro dos 11 dos titulares estavam em campo na última partida: Nino Paraíba, Matheus Bahia, Germán Conti e Gilberto. O volante Patrick, que também participou do duelo, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o atacante Rossi deve ficar como opção no banco de reservas.

Aliás, a única dúvida que o time azul, vermelho e branco tem para o confronto é justamente no meio-campo. Edson, Luizão, Raniele e Lucas Araújo disputam a posição de Patrick. A tendência é de que o tricolor tenha uma formação mais sólida na marcação.

Já no comando técnico, Dado Cavalcanti era quem treinava o time no primeiro turno, mas foi substituído pelo argentino Diego Dabove e agora Guto Ferreira é quem ocupa o posto. Aliás, a chegada de Guto fez o momento do Bahia mudar completamente no campeonato.

O tricolor está invicto há sete partidas e só levou um gol no período. É com esse retrospecto que o clube tenta surpreender o Flamengo para voltar do Rio de Janeiro com os três pontos na bagagem. Até porque, do outro lado, o time carioca anda pressionado pelos rendimentos ruins sob o comando de Renato Gaúcho.

“Independentemente do rival, do problema que eles possam ter, temos que focar no nosso, no nosso dia a dia, na nossa partida. Vai ser uma situação difícil para eles, mas temos que focar em nós, no que temos que fazer e tentar tirar o triunfo”, analisou o atacante Raí Nascimento.

JEJUM
Por sinal, o Bahia tem um grande tabu para quebrar diante dos flamenguistas. O tricolor não vence o rubro-negro no Rio de Janeiro desde a temporada 2011. Pelo Brasileirão daquele ano, Titi, Souza e Dodô marcaram os gols do triunfo por 3×1, no estádio Nilton Santos.

Depois daquele encontro, os dois times se enfrentaram mais sete vezes com mando do Flamengo. Foram cinco derrotas do tricolor e dois empates. No retrospecto geral, o Bahia não sabe o que é vencer o Flamengo desde 2019, quando Gilberto marcou três vezes no primeiro tempo e construiu a vitória tranquila por 3×0, na Arena Fonte Nova. (Correio da Bahia)