Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

O adversário de estreia da edição de 2021 da Série B traz uma boa recordação recente para o Vitória. Foi diante do Guarani, há pouco mais de quatro meses, que o Rubro-Negro praticamente dissipou o risco de rebaixamento para a Terceira Divisão, com um triunfo por 2 a 1, no Brinco de Ouro. Nesse mesmo Brinco de Ouro, o Rubro-Negro inicia a caminhada no Brasileiro, nesta sexta-feira, às 19h.

Embora torçam para que o resultado diante do Bugre se repita, os torcedores do Vitória anseiam por uma campanha muito diferente dos dois últimos anos, quando o clube brigou contra o rebaixamento. Quando enfrentou o Guarani pela última vez, no dia 20 de janeiro deste ano, o Vitória ocupava a zona do rebaixamento, na 17ª posição, com 30 pontos. A situação era preocupante, afinal faltavam apenas três rodadas para o fim da competição.

Mas Léo Ceará mostrou porque foi um dos grandes nomes daquele torneio, o principal do Vitória, e marcou os dois gols do triunfo por 2 a 1, resultado que acabou com as chances de acesso do Bugre. Aqueles foram os dois últimos gols de Léo com a camisa rubro-negra. Ele passou em branco contra o Botafogo-SP, quando a equipe garantiu definitivamente a permanência na Série B, e depois não entrou em campo na última rodada, diante do Brasil de Pelotas. Com três triunfos consecutivos, o Vitória terminou a Série na 14ª posição, com 48 pontos ganhos. Globoesporte