EC Vitória

O Vitória segue na luta para escapar do rebaixamento para a Terceira Divisão. Com 33 jogos disputados e mais cinco pela frente, o Rubro-Negro precisa de um aproveitamento fora da curva para escapar da queda na Série B. A equipe ocupa a 18ª posição, com 33 pontos e a cinco de Brusque e Londrina, que brigam para escapar da última vaga no Z-4.

Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro tem, neste momento, 96,8% de risco de rebaixamento. Diante dessa situação, o ge fez um levantamento do que o time de Wagner Lopes precisa para escapar da degola.

No início da passagem pelo Vitória, o técnico Wagner Lopes projetou que o time buscava chegar entre 45 e 46 pontos para escapar do rebaixamento. De acordo com esta conta, a equipe precisa, neste momento, de 12 ou 13 pontos em cinco partidas, o que significa aproveitamento entre 80% e 86,6%. O problema é que o Vitória soma, em 33 jogos disputados, apenas 33 pontos.

O aproveitamento é de 33,3%. Se for levar em consideração os últimos dois anos da Série B, Figueirense e Londrina, que abriram Z-4, foram rebaixados com 39 pontos. Portanto, uma campanha de 40 pontos seria suficiente para evitar a queda. Neste caso, o Vitória precisaria de mais sete. Ainda assim, significa ter aproveitamento de 46,6%, superior ao atual.

O problema é que, hoje, essa realidade não se sustenta, já que Brusque e Londrina já alcançaram 38 pontos e ainda têm cinco rodadas pela frente. De acordo com a UFMG, a equipe que alcançar os 43 pontos ainda terá 65,6% de risco de rebaixamento. Para chegar aos 43, o Rubro-Negro precisa somar 10 pontos em 15 jogos. Ou seja, vencer três e empatar um.

Risco de rebaixamento por pontuação

Pontos Probabilidade
45 8.8%
44 32%
43 65.6%
42 89.9%
41 98%
40 99.8%

Confira os jogos restantes

  • Avaí x Vitória
  • Vasco x Vitória
  • Vitória x Cruzeiro
  • CRB x Vitória
  • Vitória x Vila Nova (Globoesporte)