As cidades de Camaçari, na região Metropolitana de Salvador, e Itabuna, no sul do estado, estão sem coleta de lixo desde o dia 31 de dezembro. O problema se deve ao fim do contrato com as empresas responsáveis por administrar o serviço. Com a falta de coleta, a população tem sido obrigada a conviver com a presença do lixo espalhado pelas vias e calçadas da cidade. 
 
O Secretário de Administração de Itabuna, Dinailson Nascimento, disse que só teve acesso ao contrato com a Biosanear, empresa que fazia a coleta, depois que assumiu o cargo. Só então ele soube que a prestação do serviço acabava no sábado (31). Segundo Dinailson, será feito um processo de emergência para que a empresa volte a trabalhar até que saia uma nova licitação.
 
Enquanto isso, foram contratadas 15 caçambas para recolher o lixo da cidade a partir das 18h desta terça-feira (3). Já em Camaçari, o secretário de Serviços Públicos do Município (Sesp), Armando Mansur, afirmou que vai começar um plano emergencial ainda esta semana para retirar o lixo acumulado nas ruas e avenidas da cidade.