Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta última terça-feira (23), o resultado das operações do primeiro trimestre de 2024. Quatro mil pessoas foram presas, 35 lideres de facção foram alcançados e 2 mil armas de fogo, entre elas 19 fuzis, foram apreendidas.

A divulgação dos números aconteceu em um evento no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Segundo Marcelo Werner, secretário do órgão de segurança, as lideranças encontradas eram responsáveis por operar o tráfico na Bahia e encomendar mortes em outros estados.

Entre as lideranças alçadas, 10 faziam parte do Baralho do Crime. Nele são catalogadas informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos.

O responsável pelo órgão ainda detalhou o reforço no policiamento nos bairros de Periperi, Vila Verde e Lobato. Nestas localidades, um fuzil, uma submetralhadora, pistolas, cerca de 80 carregadores e coletes balísticos foram localizados com cinco criminosos.