Bahiaesp

Uma das principais carências do Bahia para 2020 ganhou dois reforços nos últimos dias. O clube ainda não oficializou, mas a lateral esquerda tricolor terá à disposição Zeca e Juninho Capixaba nesta temporada. A chegada da dupla ocorre ao mesmo tempo em que Moisés deixa Salvador, emprestado ao Internacional. Assim, o setor passará por mudança de características, enquanto uma lacuna do elenco é fechada.

Titular ao longo de quase todo o ano de 2019, Moisés possui a força física como característica principal. O atleta possui boa capacidade defensiva, mas demonstrou deficiência no apoio ao ataque, principalmente na questão de cruzamentos para a área. Zeca e Juninho Capixaba não possuem a mesma qualidade no setor defensivo, mas conseguem construir o jogo com mais eficiência. Zeca possui ainda a capacidade de jogar na lateral direita.

O desgaste com a torcida foi um dos fatores que mais influenciaram na saída de Moisés. O lateral foi bastante criticado pelos torcedores tricolores. Alguns deles chegaram a comemorar quando o jogador se machucou, na temporada passada. A relação conturbada foi comentada pelo diretor de futebol do Bahia, Diego Cerri, durante as apresentações do volante Jadson e do meia Daniel, na última segunda-feira.

  • É um bom jogador, muita força e capacidade defensiva. Em algum momento pode ter tido desgaste [com a torcida]. Muitas coisas foram avaliadas internamente, e a gente resolver iniciar a negociação – afirmou Cerri.

A situação de Zeca no Rio Grande do Sul também não era de lua de mel com a torcida do Internacional. As críticas ganharam mais força no fim do ano. Em novembro, o jogador apareceu em um vídeo com um amigo na Oktoberfest, no interior do Rio Grande do Sul, com um copo de bebida na mão. A imagem causou repercussão nas redes sociais.

Em números, Moisés fez uma temporada fez uma temporada mais consistente do que Zeca e Juninho Capixaba. Com a camisa do Bahia, o lateral realizou 53 partidas, com dois gols marcados, 115 desarmes e sete assistências, segundo dados do site Footstats. Zeca fez 36 partidas, não balançou as redes, conseguiu 82 desarmes e nenhum passe para gol. Já Juninho Capixaba participou de 31 jogos, marcou dois gols, fez 60 desarmes e contribuiu com duas assistências.

Zeca foi emprestado pelo Internacional e assina com o Bahia um contrato válido até o fim da temporada. Como parte da negociação, Moisés defenderá o Colorado em 2020. Juninho Capixaba, por sua vez, foi emprestado pelo Grêmio, também com vínculo até dezembro.

Além de Zeca e Juninho, o Bahia conta com Giovanni, que se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles. Com contrato até maio, o jogador ainda não participou dos treinos com bola na pré-temporada tricolor. Globoesporte