Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória foi campeão da Série B deste ano, mas precisa reforçar o elenco para disputar o Brasileirão 2024. Por enquanto, no entanto, a diretoria tem apenas monitorado o mercado enquanto aguarda a aprovação do orçamento de R$ 218 milhões, em votação programada para 18 de dezembro. Esse foi um dos assuntos citados pelo executivo de futebol do Rubro-Negro, Ítalo Rodrigues, em entrevista à TV Bahia. O dirigente também demonstrou pessimismo sobre a renovação com Rodrigo Andrade.

– O que a gente está fazendo hoje, infelizmente, é simplesmente monitorar o mercado e abrir sondagens. A gente não fechou com ninguém, não está efetivando nenhuma contratação, porque o Vitória tem reunião de Conselho para definir o orçamento. Então, como que a gente vai contratar sem ter orçamento? Não tem como. Não diria que a gente está perdendo tempo, porque estamos fazendo o que podemos para otimizar o tempo. Mas, obviamente, alguns atletas… “Ah, tem interesse? Tenho interesse”, mas se a gente falar: “Só podemos assinar depois do dia 17”. Aí ele fala: “Não, eu espero”. Mas a gente sabe que, se aparecer outra coisa no caminho, a gente acaba ficando para trás – explicou Ítalo Rodrigues.

Enquanto o orçamento não é aprovado, o diretor de futebol prefere enaltecer a força do departamento de mercado do Vitória, área que, de acordo com ele, facilita e muito a busca por reforços. A gente já vinha estruturando. Mais ou menos desde o meio do ano, o departamento de mercado do clube. O presidente fez questão de investir bastante nesse departamento para podermos ter um auxilio maior na montagem do time para o ano que vem. A gente já tem muitos atletas que monitoramos, que a gente já conversa. A gente gostaria muito de poder efetivar várias coisas que a gente vem conversando, mas a gente precisa ter a segurança, como profissional e até pelo perfil do nosso presidente, que cumpre com todos os protocolos e estatuto manda. E se precisa de aprovação [do orçamento], a gente tem que esperar.

Rodrigo Andrade mais distante

Por enquanto, o Vitória tem trabalhado para renovar com os jogadores destaques da temporada. O zagueiro Camutanga, os laterais Zeca e Felipe Vieira, e os atacantes Zé Hugo, Osvaldo e Léo Gamalho já tiveram suas respectivas ampliações de contratos publicadas no BID da CBF. Mas o gestor foi pessimista sobre a situação de Rodrigo Andrade, que disputou 38 partidas e marcou três gols pelo clube em 2023. O Vitória fez proposta, mas não houve acordo.

“A gente fez proposta para o Rodrigo, mas, até agora, não teve desfecho final. Pode ser positivo ou negativo. Está mais para negativo do que positivo”, disse Ítalo Rodrigues. A situação de Edson Lucas é pior. O clube até manifestou o desejo de exercer o direito de compra do lateral-esquerdo, assim como o do volante Dudu, que deve seguir na Toca do Leão. Mas um entrave em relação aos valores impediu a permanência de Edson.

– A gente sempre vai ter interesse em quem a gente teve interesse um dia. Eu sempre falo isso. A não ser que, e aí pegando minha fala, obviamente, para curto espaço de tempo. Não quer dizer que a gente teve interesse em um jogador de um ano atrás, que a gente não vai querer agora. Mas o Edson, no curto prazo de tempo, a gente tem interesse. O que a gente não conseguiu chegar, foi em bases satisfatórios para todos os lados. Então a negociação se deu por encerrada. Pode voltar, futebol tudo pode acontecer. Inclusive nada – detalhou o diretor de futebol do Leão.

– Quantos às renovações, prefiro não citar os nomes, seja Railan, Giovanni Augusto ou qualquer outro atleta que foi importante, seja o Nem, que muita gente pergunta. A gente sempre é refém do que fala. E hoje, nessa era de internet, tudo fica gravado. Se eu falo que não interessa mais, ou que a negociação encerrou e daqui a pouco anuncia jogador. “O que aconteceu? ”. Futebol é assim, dinâmico. A partir do momento que estamos avaliando outras renovações, estamos avaliando atletas que estão sendo oferecidos. A gente vai atrás e monitora o mercado de uma forma muito forte. A gente sabe o que a gente quer. Então, antes de qualquer um oferecer… e eu tenho os dados de 12 atletas, mais ou menos que trouxemos, só um foi mercado que ofereceu. O resto foi que o Vitória foi atrás. Porque monitorava e tinha convicção. Assim que tem que ser o trabalho. A gente ganha tempo e faz de uma forma muito profissional – complementou Ítalo Rodrigues.

A renovação do lateral-direito Railan também é complicada, de acordo com o executivo de futebol do Vitória. Ele ainda afirmou que é melhor não citar nomes para evitar problemas antes de qualquer possível acerto.

– Eu não vou ficar personificando atleta por atleta. Porque vão vir Railan, Nem, Giovanni Augusto, Gegê, Pablo, Yan Solto, e a gente não vai pontuar um por um. Por isso falo de forma geral, porque a gente é refém do que fala. A negociação de Railan tem uma especificidade muito grande, na qual, se eu for entrar, vamos passar 10 minutos para eu explicar. A gente acredita nele, confia, acredita que tem grande futuro. Se vai ficar no Vitória, não sei.

Enquanto o time é montado, pelo menos a a permanência do líder do elenco está confirmada. O técnico Léo Condé já está garantido para comandar o Vitória em quatro competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O treinador vai contar com o reforço de Willian Oliveira.

– Ao contrário do que muita gente pensa e acabou especulando, a renovação do Léo foi muito tranquila. Mas, com sempre friso, toda a negociação, todas as partes precisam estar de acordo e satisfeitos. Precisa ser bom para o Vitória, Léo conde e para o agente dele também. Às vezes você define com maior celeridade as principais bases, como salário, vigência e etc, mas existem diversas outras clausulas que precisam ser debatidas. No contexto geral, leva tempo. Tem o jurídico envolvido. O importante é que deu tudo certo e está todo mundo feliz – comemorou Ítalo Rodrigues. A estreia do Vitória em 2024 será contra o Jacuipense, no dia 17 de janeiro, às 19h15 (de Brasília), em duelo fora de casa e válido pelo campeonato estadual. Globoesporte