EC Bahia

Após a derrota do Bahia para o Sampaio Corrêa, por 2 a 0, o técnico Enderson Moreira falou sobre a apresentação da equipe na partida, válida pela rodada #23 da Série B do Campeonato Brasileiro. De acordo com o treinador, durante entrevista coletiva, o Tricolor teve uma atuação ruim no Estádio Castelão, em São Luís.

Enderson também afirmou que a derrota não aconteceu por causa das mudanças em relação ao time que havia vencido o CSA. Danilo Fernandes foi o goleiro no lugar de Mateus Claus; na zaga, Didi substituiu Luiz Otávio, que havia sentido um incômodo na panturrilha; no meio, Emerson Santos entrou na vaga de Mugni, único poupado.

– A gente praticamente não rodou ninguém. Praticamente só seguramos o Mugni. Luiz Otávio teve um problema na véspera, não foi poupado. Não acho que a gente fez um primeiro tempo com essas características, isso aconteceu depois do segundo gol. Uma equipe que está atrás tem que se jogar, e a gente se jogou, com o risco dos contra-ataques, que aconteceram. Não acho que a gente fez um bom jogo, isso é claro. Mesmo no primeiro tempo, que acho que o Sampaio não teve tantas oportunidades. É que a gente não soube jogar o que era o jogo de hoje, com características de campo diferente. A gente precisa fazer o que o jogo pede. Tentamos fazer o que fizemos em casa nos últimos dois jogos. Mérito aí do Sampaio que tem uma campanha muito boa em casa. É uma atuação ruim, mas que sirva de lição.

Enderson citou o desgaste físico como possível problema para a apresentação ruim do Bahia no Maranhão. Além disso, o treinador afirmou que o primeiro tempo poderia ter sido diferente.

– O Sampaio jogou dois ou três dias antes da gente. A gente vem de um jogo no sábado, mas isso não é desculpa. A gente está preparado para essas situações. Foi um primeiro tempo em que tivemos o controle da bola, poderíamos talvez ter finalizado melhor, ou finalizado a jogada. E o Sampaio explorou aquilo que tem, que é o contra-ataque, isso ficou muito claro principalmente no segundo tempo. A gente teve boas oportunidades de diminuir o placar. A gente tinha que tentar, e acabamos desorganizando. Criamos algumas chances, mas demos boas oportunidades para o Sampaio ampliar.

Quem também falou sobre o revés do Tricolor em São Luís foi Jacaré, substituto de Igor Torres na etapa final do jogo. De acordo com o atacante, o time baiano não funcionou ofensivamente.

– Foi um jogo pra esquecer. Tivemos muita dificuldade, principalmente no último terço do campo, para criar oportunidades. Foi um jogo muito truncado. Mas agora temos que focar na partida de sexta-feira pra voltarmos a vencer e nos mantermos na parte de cima da tabela – disse Jacaré.

O Bahia volta a campo nesta sexta-feira, quando recebe o Ituano na Arena Fonte Nova. A partida está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), pela 24ª rodada da Série B.

Para a partida, Enderson Moreira pode contar com reforços, como o meia-atacante Ricardo Goulart, que ficou em Salvador para ter a semana cheia de treinos. Outras opções podem ser o volante Patrick e o atacante Marco Antônio, este último ainda na transição.

– Eles estão treinando. O Ricardo é porque a gente, baseado no período que ele ficou inativo, era importante ele ter semanas abertas para treinar. Ele precisa se readaptar rapidamente à melhor condição dele. O Patrick a gente está observando para saber se ele tem condições já de iniciar uma partida, ou talvez ser uma opção. Isso só vamos ter uma certeza maior quarta ou quinta-feira. A gente pensa em ter esses atletas. Marco Antônio um pouco mais difícil, mas também a gente espera e vai aguardar para que ele possa ter essas condições. Globoesporte