Agência Brasil

Em meio à desidratação do Ministério do Meio Ambiente na medida provisória de reestruturação da Esplanada dos Ministérios, a titular da pasta, Marina Silva (Rede), ganhou popularidade digital e alcançou o terceiro lugar entre os ministros do governo Lula (PT) segundo a Folha.

Os dados são do IPD (Índice de Popularidade Digital), que varia de 0 a 100 e é analisado diariamente pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest. Ele é calculado por meio de algoritmo que coleta e processa 152 variáveis das plataformas Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google.

Flávio Dino (PSB), ministro da Justiça e Segurança Pública, manteve-se em primeiro lugar entre os integrantes da Esplanada dos Ministérios, ainda na esteira de embates com opositores. Ele ultrapassou Fernando Haddad (PT), da Fazenda, em abril. O petista continua na vice-liderança, com 72,52 pontos.

Marina iniciou sua gestão à frente do Meio Ambiente em quarta em termos de relevância nas redes, subindo ao terceiro lugar em fevereiro. Perdeu protagonismo a partir de março, oscilando entre o quinto e o quarto lugares. Em junho, voltou ao pódio, com nota final de 45,89, aumento de quase 8 pontos em relação a maio. BNews