EC Vitória

Passadas as 12 primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória é vice-líder e dono do melhor ataque da competição. Diante da grande campanha, o bom início do Rubro-Negro anima os jogadores na Toca do Leão, que miram não apenas o acesso, mas também a conquista do título.

Esse foi o recado passado pelo zagueiro Camutanga durante entrevista exclusiva ao Globo Esporte BA. O defensor destacou a importância de “manter os pés no chão”, mas não escondeu que o título entrou na mira do Vitória. “A gente almeja subir e ser campeão”, disse Camutanga.

– Tem 26 rodadas ainda. Temos que buscar o principal objetivo, que é, primeiro, subir e, depois, pensar em buscar o título, porque isso fica marcado na nossa carreira, na nossa trajetória. Isso é o que é o mais importante e é o planejamento do Vitória. Até porque, no primeiro semestre, a gente não foi bem. A gente almeja grandes coisas aqui, buscar título, e infelizmente não conseguimos. Então, nessa Série B, a gente tem que buscar o acesso – completou o zagueiro.

Na Toca do Leão desde o início da temporada, Camutanga sabe que os dias de paz são novidade para o elenco do Vitória. O Rubro-Negro teve um início de 2023 complicado, marcado por eliminações precoces no Campeonato Baiano, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. O defensor, inclusive, chegou a ser duramente criticado por alguns torcedores naquele momento. O zagueiro contou como foi lidar com a desconfiança antes do início da Série B e pontuou o que mudou para que os resultados positivos voltassem a ser rotina no Barradão.

– Tudo. Mudou a atitude. Muitas pessoas estavam desconfiando do Vitória, do elenco. Os que chegaram, agregaram. A gente comprou a ideia, passou um tempo trabalhando. Todo mundo em silêncio. Então mudou a atitude. A gente estava desacreditado. E, hoje, somos uma das equipes favoritas a subir. É manter os pés no chão – disse Camutanga. O zagueiro é o jogador do Vitória com mais minutos em campo na atual temporada. Ele lidera a lista seguido por Zeca, Rodrigo Andrade, Osvaldo e Lucas Arcanjo.

Mais minutos em campo pelo Vitória em 2023:

  • Camutanga: 2.353
  • Zeca: 2013
  • Rodrigo Andrade: 1969
  • Osvaldo: 1938
  • Lucas Arcanjo: 1935

Mas a vantagem em campo de Camutanga para os companheiros de time vai diminuir depois do próximo compromisso do Vitória. O zagueiro está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos e não enfrenta o Guarani, no dia 25 de junho. Ele vai ser substituído por João Victor. Globoesporte