Foto: Letícia Martins/EC Bahia

A derrota para o River-PI, no último sábado, foi a primeira do time principal do Bahia e chamou atenção pelo número inferior de finalizações em relação aos demais jogos do Tricolor na temporada. O Esquadrão obteve 14 tentativas ao gol, oito no alvo, e passou em branco pela primeira vez em 2024. O número saiu do padrão demonstrado pelo Tricolor nesse início de temporada e ficou abaixo da casa dos 20 pela primeira vez.

Antes disso, durante cinco vitórias seguidas, o time comandado por Rogério Ceni somou 134 finalizações, com média de 26 por jogo. Em relação às tentativas no alvo, foram oito chutes e cabeceios na derrota diante do River, sendo que a média antes do confronto era 12.

Vale lembrar que os dois primeiros jogos do Bahia na temporada 2024 foram disputados com uma equipe alternativa e, por isso, não estão sendo contabilizados. Durante esse período, o Tricolor fez pré-temporada em Manchester, na Inglaterra.

Finalizações do Bahia em 2024

Jogo Campeonato Finalizações Finalizações no alvo
Bahia 5 x 0 Jacobina 3ª rodada do Campeonato Baiano 23 9
Bahia de Feira 0 x 2 Bahia 4ª rodada do Campeonato Baiano 22 11
Bahia 2 x 0 Barcelona de Ilhéus 5ª rodada do Campeonato Baiano 20 9
Bahia 2 x 1 Sport 1ª rodada da Copa do Nordeste 35 17
Bahia 5 x 0 Itabuna 6ª rodada do Campeonato Baiano 34 18
River-PI 1 x 0 Bahia 2ª rodada da Copa do Nordeste 14 8

 

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Rogério Ceni avaliou que o Tricolor não teve um bom desempenho e citou que o número de chances de balançar as redes foi menor que em outros jogos.

– Não foi um jogo ruim, mas, dentro das possibilidades, tivemos as oportunidades. Não tantas como nos últimos jogos. Mas é sempre ruim perder, desagradável. Independente de situação, de campo, temos que encontrar maneiras de ganhar.

Entre as tentativas do Bahia, sete foram defendidas pelo goleiro Joanderson e outra acertou a trave. Além disso, o treinador preferiu não comentar sobre as condições do gramado do Albertão, que ficou ainda mais prejudicado por causa da chuva. “Não vou comentar isso. O gramado estava ótimo, jogamos dentro das condições. Tivemos oportunidades”.

Ataque tem ótimos números

Apesar de ter passado em branco contra o River, o ataque do Bahia segue com moral na temporada. Até agora, o time principal do Esquadrão tem 16 gols marcados em seis partidas, uma média de 2,6 por jogo, com direito a duas goleadas por 5 a 0.

Everaldo, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Rafael Ratão e Yago Felipe já marcaram dois gols cada um. No ranking de assistências, Biel lidera com três e é seguido de perto por Caio Alexandre, com duas.

A próxima chance de fazer valer o poderio ofensivo e esquecer a atuação ruim contra o River será nesta quinta-feira, quando o Bahia recebe o América-RN. A partida, que é válida pela terceira rodada da Copa do Nordeste, está marcada para as 20h (de Brasília) e será disputada na Fonte Nova. Os ingressos já estão à venda. Globoesporte